O PROJETO
PROJETO: CARNAVAL NA CIDADE
Faculdade da Cidade - O País do Carnaval 100 anos do escritor Jorge Amado
Apresentação
Batizado de “Sala de Aula / Sala de Imprensa”, o projeto “Carnaval na Cidade” é um informativo, criado em 2011 pelos alunos da Faculdade da Cidade (FCS) dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, para divulgar notas, matérias e fotos produzidas ao longo dos circuitos do Carnaval de Salvador. A cobertura vai se desenvolver direto da Sala de Imprensa Oficial montada pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Salvador, e mais uma vez, estará localizada no Instituto Brasil/Alemanha (ICBA), no Corredor da Vitória. As pautas seguem o tema do Carnaval 2012: “O País do Carnaval – 100 anos do escritor Jorge Amado”.
As atividades serão coordenadas pela jornalista e professora do Núcleo de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Nádya Argôlo, e pelo coordenador da Agência da Cidade, professor Isaac Donato. O trabalho acontece durante todos os dias da folia momesca. A cobertura poderá ser acompanhada no blog especialmente criado para a atividade: http://carnavalnacidade.blogspot.com.
Homenagem
O escritor Jorge Amado será o homenageado do Carnaval de Salvador. Jorge Leal Amado de Faria nasceu em Itabuna, no Sul do Estado, em 10 de agosto de 1912, e faleceu em Salvador em 6 de agosto de 2001. As obras do escritor foram publicadas em 49 idiomas e em 52 países, influenciando na construção da imagem da Bahia, nacional e internacionalmente. A literatura do ilustre baiano ganhou inúmeras adaptações para o cinema, teatro e a televisão, além de ter sido tema de escolas de samba no Sul do Brasil.
Objetivos
- Promover a integração entre alunos da Faculdade da Cidade e profissionais já atuantes no cenário midiático de Salvador, aprimorando, assim, as competências das disciplinas curriculares;
- Estabelecer contato direto com as práticas do mercado de trabalho;
- A partir do tema “O País do Carnaval – 100 anos do escritor Jorge Amado”, produzir material suficiente para alimentar, em tempo real, o blog e as redes sociais contempladas no projeto.
Justificativa
O Projeto “Carnaval na Cidade” atende a uma solicitação recorrente da Academia que é promover a interação dos graduandos com o mercado profissional. Além disso, vem incentivar o trabalho em grupo e destacar a interdisciplinaridade das matérias dos respectivos cursos, buscando o comprometimento na apuração e na produção de todo material a ser divulgado.
Metodologia
As atividades seguirão a metodologia aplicada no jornalismo: pesquisa de campo, entrevistas e geração de matérias, vídeos e fotografias. A equipe se subdividirá entre repórteres, redatores, editores de imagem e texto, fotógrafos e produtores. Todo o trabalho seguirá uma pauta previamente estabelecida. O material produzido será encaminhado à coordenadora do projeto, jornalista e professora Nádya Argôlo (FCS). Ela fará a revisão e análise dos informes elaborados pelos alunos da instituição. Após essa etapa, os textos serão postados no blog. A linha editorial é a “Informativa”, com foco na pauta central: “O País do Carnaval e seus gêneros nos circuitos da folia.
Cobertura
Cada grupo de alunos ficará encarregado por uma seção do blog. O conceito das colunas está associado ao tema do Carnaval 2012. Seguem:
1. Tieta do Agreste: Blocos de trio - O axé e suas variações, cantado pelas estrelas da axé-music e seus convidados, dão o tom das matérias. Foco nas cantoras.
2. Pedro Arcanjo: Blocos afros - Cobertura plural da passagem de cada bloco pelos circuitos do Carnaval.
3. Gabriela Cravo e Canela: Blocos de samba - Do cavaquinho ao pandeiro, notas musicais e animadas sobre os já tradicionais blocos de samba.
4. Capitães de Areia: Blocos infantis - Notas do barulho da galerinha e seus chocalhos de alegria.
5. Dona Flor: Pratos/Culinária do circuito: Sabores do Carnaval de Jorge Amado – panorama sobre comidinhas, bebidinhas e iguarias típicas e especiais dos circuitos da folia.
6. Tereza Batista: Bloco da Saudade - Ouvidos atentos aos ritmos do Circuito Batatinha.
7. Quincas Berro Dágua: Notas gerais sobre situações inusitadas do carnaval: dos camarotes aos foliões “pipocas”.
8. Jubiabá - Carnaval de bairro - Cobertura diária da programação dos bairros e a participação das comunidades.