CARNAVAL DE BAIRRO É OPÇÃO PARA QUEM NÃO QUER IR LONGE PARA BRINCAR A FESTA MOMESCA
Banda Dado BrazavilliFoto: Paula Almeida
Manuela Bispo
O Carnaval de bairro é sinônimo de força e resistência. Relembrando uma das obras de Jorge Amado, Jubiabá tinha como intenção central da obra, além da visão romanesca a vida popular. Mantê-lo não é nada fácil! Um exemplo dessa força é o carnaval de bairro que acontece na Liberdade. Começou com as batucadas e os afoxés. As batucadas eram formadas por homens que saíam fantasiados de casa em casa, tocando instrumentos de percussão e cantando versos improvisados na hora (trovação).
No domingo, 4° dia de festa carnavalesca e o 1° dia do bloco Mangueirinha, um tradicional bloco de bairro que arrasta há 9 carnavais 4 mil crianças e 3 mil adultos a partir das 14hs com direito a trio elétrico. Além hoje (domingo 19) o Mangueirinha sai também na terça feira e segunda ele vai estar no bairro de cajazeiras fazendo a alegria do Carnaval da turminha.
O Carnaval do bairro da Liberdade tem o apoio da Saltur, 5 bandas por noite e um trio fazem a festa de quem prefere curtir a festa momesca no seu próprio bairro. Começa ás 19hs e vai até ás 3hs da manhã. Domingo (19) participa as seguintes bandas: Dado Brazavilli, Alelujah, Você na minha, Os caras e Missinho.
“Todos os anos o Carnaval de Salvador faz homenagem a um importante ícone, esse ano foi a vez de Jorge Amado. Penso que não se deve homenagear só quem já faleceu, é de imensurável valor também fazer referência a quem está vivo. Antigamente o Carnaval de bairro era pra desafogar (sic) os grandes centros, hoje é importante para a comunidade brincar”. Fala Dado Brazavilli(49) criado no bairro da Liberdade, veterano na música com vasta experiência Dado já foi integrante do Araketu por 10 anos, 1 ano no Ilê Ayê e em muitos outros grupos musicais.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário