domingo, 19 de fevereiro de 2012

O VALOR DOS CORDEIROS

Cordeiros nos blocos do Carnaval de Salvado
Foto divulgação: BN Justiça


Almir Gesteira

Dentre as muitas pessoas que trabalham durante o Carnaval, os cordeiros têm uma importância enorme para o sucesso da festa. Oriundos de diversos bairros periféricos de Salvador e até mesmo do interior do estado, este verdadeiro exército de trabalhadores braçais possui em comum, a baixa renda que recebem e pouca, ou quase nenhuma, formação escolar.

 Os cordeiros enfrentam uma dura jornada - de 6 a 8 horas de trabalho por desfile de cada bloco - isto porque, muitos ao terminarem o desfile de determinada entidade, puxam as cordas de outro bloco, para receberem de R$ 35 a R$ 40 por desfile. Chama também a atenção, a quantidade de mulheres nesta tarefa, muitas adolescentes e senhoras de idade, que no intuito de ganharem algum, se expõem a muitos riscos durante os desfiles.

Ao mesmo tempo em que trabalham arduamente, muitos puxadores de corda também se divertem dançando freneticamente ao lado ou a frente dos trios, fazendo suas próprias coreografias. Agora, imaginem o carnaval sem os cordeiros. Imaginem os cordeiros fazendo greve. O que séria dos blocos?


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário


  ©2012 - Produção e Elaboração Luciano Barreto .

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br