OBRAS LITERÁRIAS ENCONTRAM TRIOS ELÉTRICOS
Fabiana com seus cabelos pretos desfila de Gabriela com sua flor branca
Foto: Leah Lima (aluna de jornalismo FCS)
Leah Lima / Viviane Magalhães
Jorge Amado nasceu na Bahia em 1912 uns dos romancistas brasileiro mais lido por todo mundo, seu estilo é conhecido como romances da terra. Gabriela Cravo e Canela, Dona Flor e seus dois maridos e Tieta do Agreste, possuem os mais famosos personagens das obras literárias do escritor. Amado Carnaval é a festa que promove o encontro de trios elétricos com suas obras. O Carnaval é festa para se fantasiar cujo traje é livre, entre fantasias, máscaras e abadás estão os trajes simbólicos de romances do escritor baiano, como a Gabriela que tem como sua representação vestido estampado e uma flor presa em um dos lados do cabelo.
Este ano não poderia ser diferente a não ser as variações de temas escolhidos para o Carnaval. Como o homenageado deste ano é aos 100 anos do escritor baiano, nas ruas e nos circuitos oficiais da cidade, o que mais se vê são reverências ao artista principal da festa.
Prédio do Circuito Osamar
Foliões na sacada do Campo Grande
Fotos: Leah Lima
Faixas e placas expressam admiração, sentimentos e carinho ao escritor baiano, os foliões e os artistas trazem para as ruas os trajes de suas histórias contadas em personagens. Já as barracas de bebidas oferecem como opção tipos de bebidas que simbolizam o tema da festa. “Eu nunca tinha visto a Gabrielinha. Já tomei cravinho e passei aqui na barraca do Léo pra experimentar”, conta Janaina de Oliveira, estudante, que resolveu experimentar a batida e ainda fez as suas amigas comprarem.
É desta forma que os ambulantes, camarotes e blocos atraem o público com itens ligados ao tema da festa. Todos querem combinar com Carnaval e é por isso que o abadá do bloco Vem Sambar, puxado pelo grupo Revelação, trouxe na estampa da camisa a frase “Amado Jorge, Jorge Amado”. Artistas como Xande, cantor do Harmonia do Samba, subiu no trio no primeiro dia do seu bloco Meu vestido com um colete branco e azul quadriculado com a caricatura de Jorge estampada no verso de sua camisa.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário