terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Foliões desembarcam no Carnaval de Periperi

Palco montado na Praça de Periperi, para o Carnaval dos Bairros
Foto: Louise Nascimento (aluna de Jornalismo da FCS)



Louise Nascimento




Desembarcava outrora no "florido burgo suburbano, onde tudo é doce e manso, mesmo o mar, mar de golfo onde jamais se elevam ondas furiosas, praia sem vagas e sem correntezas, vida pacífica e lenta". Este é um dos trechos do livro Velhos Marinheiros, de Jorge Amado, cuja história se passa em Periperi, bairro da Avenida Suburbana. Durante três dias de Carnaval moradores de todo o subúrbio ferroviário curtem o Carnaval de Periperi.

O bairro do subúrbio já não conserva mais todas as características descritas no romance do escritor baiano, homenageado no Carnaval deste ano. Periperi pouco lembra os circuitos oficiais da folia, com um palco armado no centro da praça principal. Nesta segunda-feira diversas atrações se apresentaram, entre elas, o cantor Virgílio.

Silvio Genipapeiro e sua esposa, apreciando o Carnaval de Periperi
Foto: Louise Nascimento

 
 Periperi era um local pacato e de veraneio (como era citado por Jorge Amado, no romance).  “As famílias vinham passar férias aqui”, lembra Silvio Genipapeiro (70). "Era um bairro de muita festa e tínhamos mini trios, na chamada rua da frente, hoje Avenida Suburbana. O mais famoso era o Tapajós. No Clube de Periperi tinha baile de máscaras, embalado por marchinhas, durante todo o Carnaval", recorda. Morador do bairro há 40 anos, Genipapeiro diz que fazia uma fantasia de Bumba meu Boi, e saia com os amigos para arrecadar dinheiro para curtir a folia.
 
O Carnaval do bairro, atualmente, mais parece uma festa de largo, com crianças nas brinquedotecas e com os mais velhos sentados nas portas de suas casas. Todos observam o movimento da festa e uma antiga kombi, com caixa de som, puxa um bloco de travestidos.


Hoje tem mais festa em Periperi, quem agita o carnaval é a banda Mahatma, o grupo Bambeia e a vereadora e dançarina Leo kret, quem for ao local poderá se divertir, curtir a festa e sentir "a suave e permanente brisa de Periperi" como cita o autor em seu livro.


3 Comentários:

Linsmar disse...

Mandou bem Louise Nascimento!

Anônimo disse...

Meus tios ficaram elegantes nesta foto.

Max Well

Tiago disse...

É O CASAL MAIS BOÊMIO DE PERIPERI...COSTUMO DIZER QUE QUERO SER IGUAL A ELES QUANDO EU CRESCER, VIZINHO EXEMPLO. JA ME ARRUMOU MUITO AÇUCAR....RS
TIAGO

Postar um comentário


  ©2012 - Produção e Elaboração Luciano Barreto .

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br